segunda-feira, 25 de abril de 2011

E a páscoa deixou...

...uma energia maravilhosa! Tive a chance de conhecer o Núcleo de Mulheres Brasileiras em Ação (twitteiros: @NUCLEODMULHERES). Conseguimos, junto com a galera do site www.leoni.com.br, com os 'novos' amigos do Twitter, com familiares, 70 caixas de bombons para as crianças do Núcleo. Até então, eu fazia conta para 50 crianças e só, tínhamos 23 caixas. Eu estava nervosa demais. Não sabia o que fazer pra conseguir as 27 restantes. No dia da entrega da AÇÃO OUTRO FUTURO (ação social que já acontece desde 2006), descubro que pelas contas do Leoni, eram 22 crianças. Alívio? Claro que não. Sobrava 01 caixa. Mas e as crianças que sempre aparecem como num passe de mágica, hein, hein?! Um primo que tá em casa, um amiguinho que não ganhou um chocolate nessa páscoa, hein, hein?! É fogo!! E quando se trata de criança, não gosto disso não. Um ganhar e o outro não. Fico triste pacas. 
Pois, bem conseguimos as 70 caixas! Fiquei muiiiiiito feliz. A cada 4 caixas a mais, uma twittada de felicidade e vibração. 
A Sandra (amiga da Lucia) conseguiu mais 45 caixas. Dividiram em saquinhos de celofane os bombons restantes e conseguiram distribuir para um número maior de crianças.
Fiz alguns bons amigos durante essa Ação de páscoa. Pessoas que eu sei que posso contar de verdade. 
O Marco Antonio Araujo ou mais conhecido por mim como @marco_sa, foi um desses amigos. O 'seropito' tava no Rio, foi pra Magé pegar uns docs e de lá twitta que queria ir comigo, no Morro do Alemão, fazer a entrega da Ação Outro Futuro, mas que só poderia se alguém imprimisse um documento pra ele. Impressora eu tenho, problema resolvido! Obaaaaaa! 
E fomos rumo à Nova Brasília (uma comunidade do Alemão), encontrar a Lúcia e suas crianças. Éramos 2 pessoas, com 4 mãos, pra carregar 3 caixas grandes cheias de bombons, bolo, torta, mas nada, naquele dia, pra àquela entrega seria difícil. Nossa vontade de ver o sorriso daquelas crianças era maior que qualquer dificuldade. Nem os "3.827" degraus (era degrau que não acabava) nos desanimou. "Deixa pra infartar lá em cima!" - não foi isso, Marcão?! rsrsrs
Quando chegamos, o número de crianças era bem menor que o esperado. Até porque chegamos mais tarde que o combinado. Mas a alegria, a energia, e as lições que aprendemos, foi muiiiiiiito maior do que o esperado!!!
O fato é que, aquelas crianças, não sabiam e não sabem o quanto mexeram com minha vida. É muita pobreza, é muito conflito, é muita história triste na vida de cada uma. Só elas sabem o que sentem, o que passam. Mas o entusiasmo que colocavam na narração de suas histórias, a vontade de está perto de nós, a intimidade expontânea, era como se tivéssemos levado um pouco de esperança e amizade para cada uma delas. Inexplicável!!!!!!!
E a Lúcia?!?!? Que mulher feliz!!!! Com todo o problema, com aquela realidade em que vive e tem de encarar todo dia, nunca deixa de sorrir, de manter o brilho no olhar. Garra, atitude, acreditar num OUTRO FUTURO para as meninas e para a comunidade! Exemplo de verdade! Mais uma amiga nessa andança minha.
Conhecemos a 'Favelinha da Skol', local onde a maioria das crianças do Núcleo de Mulheres mora. É uma fábrica desativada da tal cerveja, que foi invadida. Não faço idéia de quantas famílias moram ali. Condições totalmente precárias, sem saneamento básico, esgoto correndo pela rua, crianças andando descalças...putz! Tanto problema, que a Lucia não queria nos levar lá. Só que, só iríamos entender, sentir e poder passar isso pra todos se chegássemos tão de frente à essa realidade. E vou ser muito franca, a pancada foi forte! Não sou daquelas que não sabe, que finge não saber que essa diferença social existe. Não mesmo! Mas é triste, você não ter muita força, ou quase alguma, pra mudar esse quadro. É saber que após a nossa visita, os chocolates terminam e a fome continua, a miséria vai permanecer, a ajuda que levaremos pode ser um ponto de luz no fim do túnel, mas que se os governos não fizeram nada por eles, essa história será contada e vivida por um tempo tão, tão, tão longo que nem quero pensar...Triste isso!
Eu não vou deixar me levar por isso. O quanto eu puder fazer, o quanto eu puder perturbar vocês com pedidos de doações (não só de comida, brinquedo, livro, remédio, mas doação de carinho, tempo, sabedoria...) EU VOU FAZER!!! Eu vou fazer não, EU VOU CONTINUAR FAZENDO!
E como agradecer, mais uma vez, ao Leoni?!?! Ao 'tio' Leoni (que muitas vezes brinco com meus amigos, mas que juro que as crianças daquela comunidade o chamam assim rsrsrs) por me dá a chance de conhecer essas bençãos, conhecer amigos através dessa Ação, e me mostrar o outro 'lado z'. Vocês podem saber mais, lendo esse post - Diário de Bordo http://bit.ly/hVCkVk (Leoni).
A AÇÃO OUTRO FUTURO entrou de vez na minha vida!!! Daqui pra frente é com a gente!! Quem quiser olhar por essas crianças, fazer algo que possa mudar a vida delas ou ajudar a diminuir o sofrimento diário, a distribuir alegria, sorriso e esperança pra esses pequeninos, que se abracem essa AÇÃO!!!!
Vamos que vamos, por que o trabalho será longo, exaustivo mas extremamente GRATIFICANTE!!!
Teremos uma maratona de shows do @Leoni_a_jato nas Lonas Culturais do Rio de Janeiro. Vai rolar muuuuuuuuiiiiiiiiiiiiita AÇÃO OUTRO FUTURO. 
Prontos pra unir forças?!?!


Detalheeeee importantíssimo: são +/- 100 crianças cadastradas no Núcleo!!!! Precisamos da ajuda de cada um. Com o pouco ou muito que puderem ajudar. Com doações ou com serviços. Como elas precisam de uma psicóloga...).
Vamos conversar mais sobre isso!


Beijo grande!


E aí?! Topa entrar nessa com a gente?! AÇÃO OUTRO FUTURO!!!

http://www.flickr.com/photos/61856282@N03/sets/72157626396004521/ 



http://www.youtube.com/watch?v=tQF2upw3sV4

Um comentário:

  1. Muito lindo, Parabens mais uma vez.Eu moro no Rio mais n conheço essa comunidade,quando for la novamente se poder me chame tbm ficarei muito feliz,podemos fazer um trabalho la relacionado a nosso curso superior, ja vi q estamos na mesma area PEDAGOGIA. Beijos grandes entre em contato
    michelleamorim005@yahoo.com.br
    chelinhaamorim@hotmail.com

    ResponderExcluir

O que achou? Deixe seu recado aqui =)

Segue aí